quarta-feira, 1 de maio de 2013

Atmosfera





Atmosfera é a camada de gases que envolve os planetas, uma “capa” que os envolve. No caso do planeta Terra, é uma das responsáveis pela vida no planeta.

1.1  Espessura.
Apesar de cerca de 97% dos gases que constituem a atmosfera estarem situados até 30 km aproximadamente, os limites podem chegar até 1000 km.

1.2  Composição.
A composição média, em porcentagem, da atmosfera corresponde a 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases.Entre os gases que se encontram em menor percentual, destacam-se: hélio, argônio, criptônio,neônio, xenônio,radônio, gás carbônico e hidrogênio.
Além desses elementos, encontramos cinzas vulcânicas, poeira, sais, micro-organismos e vapor d’água.
A composição não é homogênea em todas as camadas, além de depender das condições da própria superfície do local. Por exemplo: a concentração de dióxido de carbono é maior nos grandes centros urbanos do que sobre os oceanos;até 22 km a porcentagem de oxigênio é constante, diminuindo gradativamente até 80 km.

1.3  Camadas
De acordo com as características físico-químicas, a atmosfera pode ser subdividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.



- Troposfera
É a primeira camada atmosférica a partir da superfície terrestre. A troposfera, também denominada de baixa atmosfera ou atmosfera inferior, apresenta espessura média de 12000 metros, variando de 16000 metros sobre a região equatorial a 8000 metros sobre as regiões polares.
Nessa camada estão contidos quase 80% dos gases atmosféricos, além de ocorrerem aí a maioria dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos, nuvens e formação de neve.

- Estratosfera
Corresponde á segunda camada da atmosfera, situando-se entre 21000 metros e 50.000 metros. Nesta camada, encontra-se o ozônio, com densidade maior na faixa dos 28km, o qual atua como filtro, enfraquecendo a intensidade da radiação ultravioleta, impedindo sua penetração em grande intensidade na superfície terrestre.Em função da absorção dos raios ultravioleta pelo zônio, a temperatura na estratosfera aumenta com a altitude , ocorrendo um gradiente térmico negativo.

- Mesosfera
Localizada acima da estratosfera, entre os 50.000 metros e 80.000 metros, apresenta pressão atmosférica muito baixa e constitui a camada mais fria da atmosfera.



- Ionosfera
Desenvolve-se entre os 80.000 metros e 500.000 metros de altitude. Nesta camada, tem início a filtragem seletiva da radiação solar;pois é na ionosfera que ocorrem as radiações gama e raios x.
Na ionosfera, ocorre a reflexão das ondas de rádio.Apresenta um gradiente térmico médio negativo, isto é, a temperatura aumenta com o acréscimo de altitude. O fenômeno das “estrelas cadentes” ocorre principalmente nessa região.

-Exosfera
Acima da ionosfera, a partir dos 500.000 metros até os limites do espaço interplanetário.Caracteriza-se pela presença de gases extremamente rarefeitos e temperaturas muito elevadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário