quarta-feira, 1 de maio de 2013

Poluição Atmosférica



2. FENÔMENOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA


2.1 “Smog”

O smog, que é um fenômeno dos grandes centros urbanos, caracteriza-se por uma massa de ar estagnado, composto por diversos gases, vapores de ar e fumaça, que, na cadeia da poluição, termina nos nossos pulmões.



2.2 Efeito Estufa

É o fenômeno de isolamento térmico do planeta, em decorrência da presença de determinados gases na atmosfera, ou seja, é o aquecimento global da temperatura na superfície da Terra devido á grande quantidade de gases tóxicos oriundos da queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), florestas e pastagens.
A destruição da camada de ozônio agrava esse quadro, enquanto ela absorve os raios solares ultravioleta, que não são mais retidos nessa camada, incidindo diretamente sobre a atmosfera.Os gases nesta retidos conservam a temperatura, daí o nome efeito estufa, e analogia á situação de uma estufa que conserva calor.
A maioria dos gases causadores do efeito estufa ocorre naturalmente na atmosfera terrestre e são imprescindíveis para a vida no planeta.



2.3 Chuvas ácidas

Fenômeno corrosivo que ataca não só metais. A sua ocorrência é creditada á presença de ácido sulfúrico no ar, resultante de reações com os compostos de enxofre provenientes da queima de carvão mineral nas fornalhas industriais e sistemas de aquecimento doméstico. É circunstância agravante o fato de esse fenômeno não encontrar barreiras físicas e ser letal, prejudicando as florestas e o solo, com consequentes prejuízos á vida humana.



3. PRINCIPAIS AGENTES CAUSADORES DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A emissão de substâncias (gases e vapores) no estado sólido, líquido e gasoso, causando alteração diversa ao meio ambiente, decorrente de atividade humana, resulta em poluição atmosférica.
As principais causas da poluição atmosféricas são decorrentes dos processos de obtenção de energia, das atividades industriais, principalmente aquelas que envolvem combustão, e dos transportes, em que recebem destaque os veículos automotores, em especial o transporte ferroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário